Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, para não serdes julgados; não condeneis, para não serdes condenados; perdoai, e vos será perdoado. Dai, e vos será dado; será derramada no vosso regaço uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, pois com a medida com que medirdes sereis medidos também... Mestre Jesus Cristo.

Seguidores dos Pretos Velhos

segunda-feira, 10 de março de 2014

A Casa Espiritualista




O centro, tenda ou terreiro é o reflexo de seu dirigente. Esta é uma realidade que não podemos negar. Se a direção da instituição se caracteriza pela morosidade, pela atitude conservadora e anti-progressista; se não gosta de estudar, nem as bases deixadas por Kardec, fatalmente veremos uma Casa imersa num ambiente de enganosa penumbra - "tons de cinza" nas paredes e no sorriso desbotado de poucos voluntários. Falta alegria e satisfação em servir e toda mudança que possa arejar os velhos hábitos é, a priori, rejeitada.

Por outro lado, caso o dirigente se caracterize pela jovialidade, espontaneidade, alegria e seja dado ao estudo - estimulador do progresso espiritual - certamente presenciaremos uma reunião efusiva, descontraída, um ambiente agradável, sorrisos e vibrações elevados. As "cores" dessa Casa refletirão o estado íntimo de seu dirigente e dos freqüentadores, primando pela leveza e pelo bom humor.

Nos templos devemos cantar bastante, pois assim estaremos liberando emoções saudáveis e estimulando a alegria e a jovialidade.

Empregando assim a força do nosso pensamento em algo construtivo, visando ao bem-estar comum, aí sim estaremos preparando as pessoas, deixando-as receptivas às palavras das entidades ou doutrinas. A "curimba" alegre e elevada estimula a mente para criações mentais superiores e suaviza emoções conturbadas. Se agirmos ao contrário, permanecendo em silêncio - sem "curimbas" - as pessoas sentem-se entediadas a acabam por dormir; não têm alegria e nem estímulos - tornam-se ranzinzas e mal-humoradas.

Criemos uma Egrégora de Alegria, Fé e Epiritualidade nas Casas de Umbanda...

Que Deus Ilumine todas as Casas que trabalhem em prol da Caridade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...