O
QUE É PRECISO PARA SER SALVO?
PARÁBOLA
DO BOM SAMARITANO
1. Portanto, quando o Filho do homem vier em
sua majestade acompanhado de todos os anjos, se sentará sobre o trono de sua
glória; e, todas as nações estando reunidas perante ele, separará uns dos
outros, como um pastor separa as ovelhas dos cabritos, e colocará as ovelhas à
sua direita e os cabritos à sua esquerda.
Então o Rei dirá àqueles que estiverem à sua direita: Vinde, vós que
fostes abençoados por meu Pai, possuí o reino que vos foi preparado desde o
início do mundo; pois tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de
beber; tive necessidade de abrigo e me abrigastes; estive nu e me vestistes;
estive doente e fostes me visitar; estive na prisão e viestes me ver. Então os justos perguntarão: Senhor, quando
vos vimos faminto e vos demos de comer, ou que tivestes sede e vos demos de
beber? Quando vos vimos sem abrigo e vos abrigamos e sem roupas e vos vestimos?
E quando vos vimos doente ou na prisão e que fomos vos visitar? E o Rei
responderá a eles: Eu vos digo em verdade que, todas as vezes que fizestes isso
a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes. Ele dirá em seguida àqueles que estiverem à
sua esquerda: Separai-vos de mim, malditos; ide ao fogo eterno, que foi
preparado para o diabo e para seus anjos; pois tive fome e não me destes de
comer; tive sede e não me destes de beber; tive necessidade de abrigo e não me
abrigastes; estive sem roupas e não me vestistes; estive doente e na prisão e
não me visitastes. Então, eles assim
responderão: Senhor, quando vos vimos ter fome, ter sede, ou estar sem abrigo,
sem roupas, ou doente ou na prisão, e que não vos assistimos? Mas ele
responderá: Eu vos digo em verdade que, todas as vezes que deixastes de dar
assistência a um desses pequeninos, deixastes de fazê-lo a mim mesmo.
E
então estes irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna.
(Mateus, 25:31 a 46)
2. Então um doutor da lei, se levantando,
disse-Lhe para tentá-Lo:
Mestre,
o que devo fazer para possuir a vida eterna? Jesus lhe respondeu: O que está
escrito na lei? Como lês? Ele Lhe respondeu:
Amareis
ao Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma, de todas as
vossas forças e de todo o vosso Espírito, e vosso próximo como a vós mesmos.
Jesus lhe disse:
Respondestes
muito bem; fazei isso e vivereis.
Mas
este homem, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus:
E
quem é meu próximo? E Jesus, tomando a palavra, lhe disse:
Um
homem que descia de Jerusalém a Jericó caiu nas mãos de ladrões, que o
despojaram, cobriram-no de feridas e deixaram-no meio morto. E eis que de
repente um sacerdote passava pelo mesmo caminho e que, tendo-o notado, passou
bem longe. Um levita, que também vinha pelo mesmo lugar, vendo-o, também passou
longe. Mas um samaritano que viajava, passando pelo lugar onde estava esse
homem, e tendo-o visto, ficou tomado por compaixão. Aproximou-se então dele,
passou azeite e vinho em suas feridas, e as enfaixou; e, pondo-o sobre seu
cavalo, levou-o a uma estalagem e tomou conta dele. No dia seguinte, tirou duas
moedas, que deu ao hospedeiro, e lhe disse: Cuidai bem deste homem, e tudo o
que gastardes a mais, eu vos restituirei em minha volta.
Qual
destes três vos parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos
ladrões? O doutor Lhe respondeu: Aquele que usou de misericórdia para com ele.
Ide, pois, lhe disse Jesus, e fazei o mesmo. (Lucas, 10:25 a 37)
Confesso
que sempre me fez uma certa confusão a forma como algumas vezes já vi ser
interpretado o Capitulo XV do Ev.S. Esp.. Em primeiro lugar que
"Caridade" é esta a que se refere o Evangelho? Em minha modesta
opinião só pode ser a mesma "Caridade" que Paulo de Tarso refere em
Corintios, XIII;1-7 e 13, ou seja uma caridade descomprometida, sem esperar
nada em troca.
Fazemos
Caridade, porque sofremos com o sofrimento dos nossos irmãos. A verdadeira
caridade só o será quando fizer parte da essência do ser humano, quando for
levada e fizer parte integrante do ser humano.
Por
isso não podemos concordar quando se conclui, como já ouvimos várias vezes,
"se fora da caridade não há salvação, então vamos fazer a caridade para
nos salvarmos." Honestamente pensamos que esta conclusão está errada. É
que a salvação não é uma causa da caridade é, isso sim, a consequência natural
daquela. E a caridade não também ela um meio para atingir um fim! Fazemos
caridade porque sofremos com o sofrimento do próximo, não porque pensamos
primeiro que ela nos pode salvar. A salvação é uma consequência da caridade e
não uma causa.
Ao conseguir aliviar a dor do próximo sentimos uma
imensa alegria invadindo nosso intimo. Tornamo-nos mais leves e
iluminados, e meus irmãos, se isto não é a presença de Deus em mim, não consigo
descrever o que mais seria.
Agora, se somos capazes de, ao ajudar o próximo,
produzir uma energia tão luminosa no mundo, imaginem se todos pudessem praticar
a caridade naturalmente, como seria iluminado nosso pequeno planeta.
Creio realmente que caminhamos para isso.
O amor incondicional é que deve ser o motor que
promove a força de vontade em se praticar a caridade, assim penso. Agora o que
me intriga são as palavras do mestre, as quais devem ser levadas em conta,
antes de quaisquer outras. Nestas entendemos que mesmo que ainda não tenhamos
atingido um estágio onde o amor se manifeste naturalmente e de forma
incondicional, devemos praticar a caridade sempre!
Salve a Caridade! Salve o Amor Incondicional!
Denis Sant’Ana .’. \|/ سلام
Muito Linda !!! Qdo se doa com Amor, incondicionalm/, querendo a melhoria do proximo
ResponderExcluir"Deus" revela a Sua presença.
Q tenha Paz e Bençãos do Pai Oxalá e,
a Força do Pai Ogum!!!
Salve.